terça-feira, 30 de agosto de 2016

Relatos de Um Ser Ainda Vivo.


Existem acontecimentos tão estranhos em nossas vidas que nos faz refletir sobre muitas coisas, inclusive sobre quem somos e como vivemos nossa única vida...

Hoje pela manhã me ligam da emergência.
Raios-x. Respondo.
Oi, bom dia. Precisamos de uma tomografia de crânio. Uma senhora de 80 anos que sofreu uma queda da própria altura e bateu a cabeça. O médico acha melhor realizar uma tomografia por conta da idade da paciente. Informam-me. Ela está bem. É só para desencargo mesmo. Esclareceu.
Tudo bem. Respondo. Só aguarde um instante que vou ligar o aparelho, preparar a sala e, assim que estiver pronto, ligo para vocês para trazerem a paciente.
Tudo bem! Ficamos no aguardo.
Desligo o telefone e me dirijo à tomografia a fim de deixar tudo preparado. Aquecer o aparelho e separar os possíveis aparatos a serem utilizados.
Quando estava pronto, liguei para a emergência solicitando a paciente.
Está certo. Vamos retirar o acesso e já a levaremos.
Fiquei aguardando então.
Após passados quase 15 minutos, decido retornar a ligação a fim de descobrir se esqueceram de mim. Nesse instante, minha surpresa.
Então, o exame talvez ficará para mais tarde, pois quando estávamos retirando o acesso aqui a paciente parou. Reanimamos e o médico encaminhou-a para a UTI.
Fiquei chocado com aquela informação. Uma situação muito diferente da que costumamos passar, mas tudo bem. Agradeço a informação é retornei ao quarto do plantonista.
Passados alguns minutos a emergência liga-me novamente.
Temos um exame de tórax aqui.
Ok, já estou indo.
Desligou o telefone e vou ao encontro do exame que me aguarda.
Chegando lá, ao passar por um colega da enfermagem, ele solta:
Aquela tomo não vai maos precisar.
Ah, não!? Pergunto surpreso. O médico mudou de ideia?
Não. Respondeu-me em tom sério. A paciente acabou de falecer mesmo.


Minha reação?
A mesma que a sua nesse exato momento. A do tipo "como assim!?"

Minha conclusão?
A de que somos breves fachos de luz que um dia irão se apagar.
Doa em quem doer...
É triste, mas verdade.

Fonte da imagem: www.clinicauandes.cl

Um comentário:

  1. Como é que sabem o que vai acontecer amanhã? A duração das suas vidas é tão incerta quanto a neblina do amanhecer; que aparece por um pouco de tempo agora, mas logo desaparece!
    (Tiago, 4:14)

    ResponderExcluir

[Fechar]

..... o que desejar colocar na pop-up .....