segunda-feira, 7 de março de 2016

Plantão de Surpresas





Lá estava eu em mais um dia ameno. Plantão parecia estável, até que chegou a passagem de serviço. Saiu um médico, entrou outro. Nada demais.
Logo nos seus primeiros minutos, telefone toca.
Raio-x. Respondo em tom nulo.
Preciso de um Raio-x. Vou mandar o paciente aí pra você está certo?
Tudo bem. Respondo.
Ao desligar o telefone penso. Lá vamos nós!


Não estava chateado, tampouco nervoso por haver exames, até porque estava lá para isso.
Espero calmamente o acompanhante chegar com o paciente. Raio-x de mão. Simples! Pensei.
Quando estava posicionando-o, alertei para que não se movesse durante o disparo.
Saio da sala.
Preparo o aparelho.
Quando efetuo o disparo, percebo que o paciente estava com a mão na orelha.
Abro a porta com aquela feição de "por que você fez o oposto que mandei?!"
Ele, ao notar meus olhos semicerrados em sua direção, tenta justificar sua razão por ter retirado sua mão exatamente no momento do disparo.
É que me deu uma coceira na orelha e fui coçar...
Quantas mãos o senhor tem? Penso comigo. Tinha que retirar justamente a mão de estudo?!
Respiro fundo e repito o procedimento. E desta vez, o paciente nem sequer respirou por medo de sair errado novamente.
Revelo a radiografia e o dispenso.
Antes de voltar ao meu quarto, sou novamente acionado.
Outro raio-x. Coluna lombar.
Oriento o paciente quanto à necessidade de se retirar a calça jeans por conta do zíper e botão ser de metal e atrapalhar o exame. Ele reclamava de calor o tempo todo. Falava o quanto o tempo estava quente e que na sala de exame estava 'fresquinho'. Disse a ele que era por conta do ar condicionado.
Solicito para que ele abaixe sua calça e saio da sala. Aproveito para pegar os filmes necessários para realizar as incidências. Quando volto, me deparo com o paciente agachado.
O que o senhor faz aí embaixo? Pergunto.
Você disse pra eu abaixar a calça! Responde-me o paciente com certo tom de dúvida.
Mas o senhor pode se levantar. A calça que deve ficar abaixo do joelho, não o senhor também!
Ah tá! Bem que achei estranho mesmo por que nunca fiz 'rau-x' assim antes....
Minha reação foi inércia para não demonstrar esboço algum.
Posiciono-o e solicito para que se mantivesse em seu lugar, lembrando-me do exame anterior e da "coceira" amiga que me fez repetir o exame.
Retiro-me da sala com o paciente em seu lugar. Efetuo o disparo. Abro a porta e vejo o paciente não está mais em seu lugar de origem que eu havia deixado.
Agora, ele estava no canto da sala ainda com a calça arriada e com as costas coladas na parede, bem abaixo do ar condicionado.
Espantado com esta cena descomunal, logo pergunto. Está tudo bem com o senhor? Quer que eu chame alguém?
Não, tudo bem. Eu só estou com calor! Tá muito quente!
Minha raiva era tanta que quase desinstalei o ar e dei de presente para o paciente.
Repeti seu exame e voltei para o quarto esperando mais novas para mim, pois se o dia já começara assim, queria nem mais saber do que havia por vir!


Fonte da imagem: bancariosurtado.com

8 comentários:

  1. Kkkkk rindooo litrooos! Não sei como ainda consegue segurar pra não surtar!!!!! Força e tolerância pra vc aew! \o

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse Artur...chorei de rir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk agora imagine eu naquela situação. kkkkkk é tenso

      Excluir
  3. Kkkk agora responda quem q deve ser paciente? Kkkk paciência!!!! Muita paciência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk pior. nem fale.... precisa de muita paciência nessas horas mesmo...

      Excluir
  4. Kkkkkk tem horas q chego a colocar em dúvida se realmente acontecem esses fatos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk vou comecar a tirar fotos entao pra te provar.
      Acredite... ja me aconteceram coisas bem estranhas e dificeis de crer.

      Mas e como sempre digo... me de 50 cabecas de gado pra cuidar, mas nao me de 1 unica pessoa para olhar

      Excluir

[Fechar]

..... o que desejar colocar na pop-up .....